quinta-feira, 31 de março de 2011

História da Língua Portuguesa


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
língua portuguesa é uma língua românica flexiva que se originou no que é hoje a Galiza e o norte de Portugal, derivada do latim vulgar que foi introduzido no oeste da península Ibérica há cerca de dois mil anos. Tem um substrato céltico/lusitano,[11] resultante da língua nativa dos povos pré-romanos que habitavam a parte ocidental da península (GalaicosLusitanos,Célticos e Cónios). O idioma se espalhou pelo mundo nos séculos XV e XVIquando Portugal estabeleceu um império colonial e comercial (1415-1999) que se estendeu do Brasil, na América, a Goa, na Ásia (ÍndiaMacau naChina e Timor-Leste). Foi utilizada como língua franca exclusiva na ilha doSri Lanka por quase 350 anos. Durante esse tempo, muitas línguas crioulasbaseadas no português também apareceram em todo o mundo, especialmente na África, na Ásia e no Caribe.
Com mais de 240 milhões de falantes,[12] é a quinta língua mais falada no mundo e usada na Internet[13], a mais falada no hemisfério sul, a terceira mais falada no mundo ocidental e das que usam o alfabeto latino. É oficialem AngolaBrasilCabo VerdeGuiné-BissauMacauMoçambique,PortugalSão Tomé e PríncipeTimor-Leste e, desde 13 de julho de 2007, na Guiné Equatorial,[14][15] sendo também falado nos antigos territórios daÍndia Portuguesa (GoaDamãoIlha de AngedivaSimborGogoláDiu eDadrá e Nagar-Aveli) e em pequenas comunidades que faziam parte doImpério Português na Ásia como Malaca, na Malásia e na África Orientalcomo Zanzibar, na Tanzânia. Possui estatuto oficial na União Europeia, noMercosul, na União Africana, na Organização dos Estados Americanos, naUnião Latina, na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e naAssociação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa(ACOLOP).
Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estágio conhecido atualmente. Deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (oportuguês brasileiro e o português europeu). No momento atual, o português é a única língua do mundo ocidental falada por mais de cem milhões de pessoas com duas ortografias oficiais (é notado que a inglês têm diferenças de ortografia pontuais mas não ortografias oficiais divergentes).Esta situação deve ser resolvida pelo Acordo Ortográfico de 1990.
Segundo um levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, a língua portuguesa tem, atualmente, cerca de 356 mil unidades lexicais. Essas unidades estão dicionarizadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
O português é conhecido como "A língua de Camões" (em homenagem aLuís Vaz de Camõesescritor português, autor de Os Lusíadas) e "A última flor do Lácio" (expressão usada no soneto Língua Portuguesa, do escritorbrasileiro Olavo Bilac[16]). Miguel de Cervantes, o célebre autor espanhol, considerava o idioma "doce e agradável".[17]
Nos séculos XV e XVI, à medida que Portugal criava o primeiro império colonial e comercial europeu, a língua portuguesa se espalhou pelo mundo, estendendo-se desde as costas africanas até Macau, na China, ao Japão e ao Brasil, nas Américas. Como resultado dessa expansão, o português é agora língua oficial de oito países independentes além de Portugal, e é largamente falado ou estudado como segunda língua noutros. Há, ainda, cerca de vinte línguas crioulas de base portuguesa. É uma importante língua minoritária em AndorraLuxemburgoParaguaiUruguaiNamíbiaMaurícia,Suíça e África do Sul. Além disso, encontram-se em várias localidades no mundo numerosas comunidades de emigrantes onde se fala o português, como em Paris, na FrançaHamilton, nas Ilhas BermudasToronto,HamiltonMontreal e Gatineau no CanadáBostonNova Jérsei e Miami nosEUA e nas províncias de AichiShizuokaGunma e Mie, no Japão.
O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura é comemorado em 5 de Maio, sendo promovido pela CPLP e celebrado em todo o espaço lusófono.[18]

Nenhum comentário:

Postar um comentário